Carnês do IPTU 2007 já são distribuídos

Os carnês do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2007 começaram a ser entregues ontem pelos Correios, em Curitiba. A entrega será finalizada até o dia 22 de janeiro. Os contribuintes podem optar pelo pagamento à vista ou parcelado em até dez vezes. O imposto não terá aumento real neste ano. Foi repassado apenas o percentual para atualização monetária de 3%, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Junto com o IPTU, vem a taxa de coleta de lixo, que terá a correção inflacionária de 3%. A taxa cobrada é de R$ 151 para imóveis residenciais e R$ 259 para os imóveis comerciais.

Quem pagar o carnê à vista terá desconto de 5%, mas o pagamento deverá ser feito em cota única até o dia 12 de fevereiro. Em média, de cada dez contribuintes, três acabam optando pelo pagamento à vista, segundo a Prefeitura de Curitiba, por causa do desconto.

O parcelamento poderá ser feito em até dez vezes, com pagamentos entre fevereiro e novembro. Caso o contribuinte não receba o carnê do IPTU, ele deve retirar a segunda via do documento no prédio central da Prefeitura de Curitiba (no Centro Cívico), nas Ruas da Cidadania ou no site www.curitiba.pr.gov.br. Os questionamentos e pedidos de impugnação dos valores do imposto podem ser feitos até o dia 12 de fevereiro.

Quase 93 mil imóveis estão isentos do pagamento ou possuem cobrança reduzida do IPTU. Para estarem nesta situação, os imóveis devem estar em construção, ter áreas verdes, fazer parte do setor histórico da cidade, pertencer a ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial (são 16 pracinhas da Força Expedicionária Brasileira em Curitiba), ter uma área construída de até 70 metros quadrados ou possuir baixo valor venal. Curitiba possui 502 mil imóveis sujeitos à cobrança do IPTU. São 338.503 residenciais, 111.293 comerciais e 52.666 terrenos vagos.

Serviço:

Mais informações sobre o IPTU podem ser obtidas pelos telefones 3350-8900 ou 3350-8901, pelo site www.curitiba.pr.gov.br, nas Ruas da Cidadania e no prédio central da Prefeitura no Centro Cívico. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo