Nem só de descanso vive quem desce a Serra do Mar paranaense. Enquanto os turistas se divertem, muita gente trabalha duro para garantir o sossego e o bem-estar de todos. Nesta época do ano, costumam aumentar as oportunidades de emprego no litoral.
Embora o mês de janeiro já esteja no fim, muitas empresas instaladas nas praias e nas cidades históricas ainda estão contratando, principalmente para o período do carnaval.
No litoral, os contratos geralmente são realizados de 20 de dezembro até o primeiro domingo depois do carnaval. Porém, neste período, acontece de pessoas desistirem das vagas e haverem reposições. Para o carnaval, também existem contratações específicas, para períodos de trabalho de apenas alguns dias.
“Ainda estão havendo muitas contratações para vagas temporárias. Nesta época do ano, pessoas de vários locais procuram trabalho no litoral. A grande emissora de mão-de-obra é Curitiba. Porém, também buscam emprego pessoas de outras regiões do Paraná e mesmo de outros estados”, comenta o diretor-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Paraná, Luciano Bartolomeu.
Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Matinhos (Acima), Adalto Mendes Luders, como muitos estabelecimentos comerciais do litoral são empresas familiares, também é comum que haja a contratação de parentes e conhecidos.
“Isto acontece em todo litoral. Muitas empresas instaladas nos municípios litorâneos sobrevivem em função da temporada de verão, começando a faturar a partir do mês de setembro”, diz.
Segundo a Agência do Trabalhador de Guaratuba, a oferta e a procura de trabalho no período das férias de verão costuma crescer entre 20% a 30%. Entre as funções mais solicitadas estão auxiliar de serviços gerais, recepcionista de hotel, camareiros, repositor de mercadorias para supermercados, caixas, balconistas de lojas, auxiliares e promotores de vendas ou de produtos.
Críticas ou sugestões para esta coluna podem ser enviadas para emprego@oestadodoparana.com.br