O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou nesta sexta-feira (3) pouco que a carga de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) cresceu 4,1% em setembro, na comparação com o mesmo mês de 2007, atingindo 52.662 megawatts (MW) médios. No acumulado de 12 meses, a alta em relação ao mesmo período do ano anterior foi de 4%.
“A atividade econômica se mantém aquecida, com destaque para a produção industrial que continua em níveis elevados, influenciada pelo aumento da demanda interna”, avaliam os técnicos do ONS, no Boletim da Carga Mensal, divulgado hoje. Entre os subsistemas, a maior alta foi verificada no Nordeste, de 5,6%, refletindo, segundo o ONS, os efeitos do final do período chuvoso em agosto.
No Norte, a carga do SIN teve crescimento de 5,3%, provocado pelo bom desempenho de indústrias eletrointensivas localizadas na região. Sudeste/Centro Oeste e Sul tiveram altas menores, de 4,9% e 3,5%, respectivamente. Nos dois casos, o consumo foi puxado para baixo por conta da ocorrência de chuvas e frentes frias, que garantiram temperaturas mais amenas.