Candidato do governo vence disputa para conselho da CCEE

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) conseguiu aprovar, na terça-feira, 13, em assembleia extraordinária, o nome dos três novos integrantes que vão compor seu Conselho de Administração. O resultado foi uma vitória do governo federal, que fez campanha para derrotar o candidato apresentado pela iniciativa privada, o ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Julião Coelho.

A CCEE é uma empresa sem fins lucrativos que faz a liquidação financeira das operações de compra e venda de energia no País. As três vagas da instituição, abertas desde abril, quando três executivos pediram demissão, serão ocupadas por Roberto Castro, diretor de Comercialização e Regulação de Eletricidade na CPFL; Solange David, gerente jurídica da CCEE; e Ary Ribeiro, ex-superintendente Técnico na Companhia de Eletricidade do Estado do Tocantins (Celtins).

Ribeiro substitui Christiano Vieira da Silva, atual assessor da diretoria da Aneel, que havia sido indicado semana passada pela Eletrobras. A mudança foi uma tentativa de amenizar o mal-estar causado na última assembleia, quando o governo tentou impor o nome do executivo da Aneel aos agentes do setor.

A nova indicação teve 68,63% dos votos dos 905 integrantes da CCEE; apenas 17% votaram a favor de Julião Coelho. “O governo conseguiu convencer todo mundo. Não queriam o Julião na Câmara”, disse um integrante da CCEE. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo