Até o final de 2005 todos os números de telefones fixos de todo o País terão oito algarismos (a única empresa que ainda não está dentro das determinações da Anatel é a Brasil Telecom). O acréscimo do dígito 3 à frente do número atual foi determinado pela Agência Nacional de Telecomunicações e vai adequar as redes de telecomunicações das operadoras ao Plano Nacional de Numeração.
No Paraná, o processo de adaptação dos telefones da Brasil Telecom ocorrerá em quatro etapas. Com a entrada em vigor dos oito algarismos, o número de um telefone que hoje é 390-6014 passará a ser 3390-6014.
A primeira das etapas, que começa hoje, abrange os telefones das regiões dos Campos Gerais (DDD 42) e Sudoeste (46). Cidades como Ponta Grossa, Castro, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Telêmaco Borba, Pato Branco e Francisco Beltrão recebem o oitavo algarismo nesta data.
A etapa seguinte, 16 de abril, abrange os telefones das regiões Norte (DDD 43) e Noroeste (44). Exemplos: Cambé, Jacarezinho, Maringá, Paranavaí, Umuarama, Campo Mourão e Cianorte. As cidades de Londrina e Tamarana são atendidas por outra operadora e já estão no formato de oito algarismos.
Cidades da região Oeste (DDD 45), tais como Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo e Marechal Cândido Rondon passam a ter oito dígitos em 23 de abril. Na última etapa, em 14 de maio, ganham dígito 3 à frente do número atual os telefones da Brasil Telecom em Curitiba, região metropolitana e litoral (DDD 41).
Recomendações
Bastante simples, o processo de adaptação aos oito dígitos pede alguns cuidados dos clientes. A Brasil Telecom recomenda que sejam revisadas as programações de aparelhos de fax, serviços inteligentes tais como discagem abreviada, serviços de transferência, fale.com e secretária eletrônica) serviços de alarmes e de número de provedor de acesso à internet (para acesso discado).
Outro ponto importante é a atualização das agendas, inclusive a do celular, acrescentando o dígito 3 à frente do número atual. E as empresas que possuem equipamentos do tipo PABX, PBX e KS deverão consultar os responsáveis pela manutenção destes esquipamentos para realizar eventuais reprogramações.
Em caso de dúvidas, o cliente deve ligar para o telefone 0800 641 1414, ou acessar o site www.brasiltelecom. com.br.