As indústrias de massas alimentícias vão lançar uma campanha para incentivar o consumo de macarrão. A coordenação da campanha será da Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias) e a previsão de lançamento é para o próximo mês.
A campanha, cujo tema deverá ser ?Eu amo macarrão?, foi a estratégia definida para aumentar, em todo o País, o consumo de massas, que registrou uma queda de 1% no ano passado. O volume de faturamento também foi 2,8% menor em comparação a 2004. ?2005 foi um ano atípico para o nosso setor?, afirmou Roberto Todeschini, diretor-presidente das Indústrias Todeschini, que acabam de retomar a produção, colocando no mercando 43 tipos de biscoitos e macarrão, dos quais dois relançamentos, o penne e parafuso de legumes e verduras.
A retomada da produção pela Todeschini foi apontada pelos dirigentes da Associação Paranaense de Supermercados (Apras) como uma das principais novidades da 25.ª Mercosuper, realizada no início desta semana, no ExpoTrade, em Pinhais.
O Brasil, que ocupa o terceiro lugar na produção mundial de macarrão, consumiu no ano passado 519,5 quilos de massa, contra 524,3 quilos de 2004. A capacidade instalada de produção no País é de 1 milhão de toneladas, mas apresenta hoje uma defasagem de 35%. A queda no consumo ocorreu em quase todas as regiões, com destaque para Minas Gerais, Espírito Santo e interior do Rio de Janeiro, que apresentou uma redução de 9%, e no Grande Rio, com 8%. Na região Sul, a queda foi de 4%.
Todeschini acredita que a campanha vai proporcionar às indústrias a retomada do crescimento, que vinha sendo em média de 3% nos últimos cinco anos, bem como o de faturamento. Além disso, servirá para mostrar os benefícios nutricionais do macarrão.
