Câmara Setorial de Orgânicos se reúne na capital

Curitiba está sediando uma reunião da Câmara Setorial de Orgânicos, que é a primeira depois da regulamentação do Decreto 6323, que estabeleceu no País novos critérios para o funcionamento de todo o sistema de produção, desde a propriedade rural até o ponto de venda. No Brasil existem 15 mil produtores que atuam com agricultura orgânica, em uma área estimada em 800 mil hectares.

O Paraná concentra 45% da produção de alimentos orgânicos do País, com uma produção anual de 94 mil toneladas e cerca de cinco mil produtores, responsáveis por uma área cultivada que atinge 14 mil hectares no Estado.

Entre os temas que serão abordados na reunião estão os impactos do processo de regulamentação e as medidas que estão sendo implementadas para a estruturação do setor.

Segundo o coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Rogério Dias, a produção de orgânicos tende a aumentar de forma significativa no País e a câmara setorial vai debater como deve ser a resposta a essa demanda.

A apreciação dessa estruturação irá à consulta pública para complementar a regulamentação da lei de orgânicos Segundo Dias, na regulamentação faltou apreciar os sistemas de certificação da produção. No encontro também serão discutidos os mecanismos de garantia dos produtores e a questão do extrativismo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo