A Federação das Câmaras de Dirigentes do Paraná e Câmara de Dirigentes Lojistas de Curitiba (CDL) fizeram uma análise de mercado e divulgam que a estimativa de crescimento das vendas para a Páscoa 2013, no setor varejista, será de aproximadamente 5% em relação ao ano anterior.
“A Páscoa não é mais só do chocolate”, pondera André Luiz Pellizzaro, gestor-presidente da instituição. Segundo ele, o chocolate ainda predomina na preferência do consumidor durante a Páscoa, mas é visível um movimento em todo o mercado, principalmente nos setores de perfumaria e cosméticos; vestuário e calçados; e joias e semijoias.
De acordo com Pellizzaro, esta análise não quer dizer que o chocolate em si está perdendo espaço de consumo, mas que os ovos de Páscoa, pelo preço elevado, estão concorrendo diretamente com os demais itens de varejo que tem durabilidade maior. “Nossa estimativa é de que o valor médio de gasto por pessoa ficará na casa dos R$50”, afirma.
Para colaborar com a análise do CDL, o Procon Paraná divulgou uma pesquisa nesta semana onde foi constatado uma variação de até 170% no valor dos ovos de chocolate.
Ranking
A páscoa é atualmente a quarta maior data do comércio, perdendo somente para o Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados, nestes casos o valor médio de compra em torno dos R$ 100.