O calor que atingiu Curitiba no início da semana passada e que deve persistir nos próximos meses está animando o setor de água mineral. Devido à sazonalidade típica do produto, suas vendas se concentram neste período que vai de dezembro até março – é quando a demanda de água mineral chega a dobrar na comparação com o inverno.
?Neste verão, nossa expectativa é que as vendas cresçam 10% sobre o verão passado, quando já havíamos vendido muito?, apontou Guto Mocelin, presidente da empresa de águas Ouro Fino, instalada em Campo Largo. Líder no mercado paranaense, com 65% de participação, a Ouro Fino vendeu cerca de 15 milhões de litros de água mineral por mês no verão passado, contra 7,5 milhões de litros no inverno. ?O mercado como um todo vem crescendo cerca de 11% ao ano. A água mineral é uma tendência mundial?, afirmou.
Para dar conta do aumento de envases nessa época do ano, a empresa deve contratar cerca de 30 temporários. O quadro de funcionários permanentes é formado por 300 pessoas. No verão, segundo Mocellin, as vendas de água mineral costumam aumentar nas duas últimas semanas de dezembro e nas duas primeiras de janeiro. Há uma pequena queda e novo aumento no período do Carnaval.
A fonte Ouro Fino tem uma vazão de 520 mil litros/hora. Nos últimos três anos, investiu US$ 1,2 milhão na modernização de equipamentos e adaptação da fábrica de envase. Do investimento total, US$ 300 mil foram destinados ao lançamento da garrafa Premium, de 300 ml, produto que está sendo exportado para os Estados Unidos.
Expectativa de 30%
Na empresa de água Pé da Serra Ltda, que envasa a água mineral Serra da Graciosa, em Morretes, a expectativa para o verão é ainda mais otimista. ?Nossas vendas devem crescer cerca de 30%?, aposta o proprietário Aminadab Garcia Loureiro. No mercado desde dezembro de 2003, a empresa iniciou com embalagens descartáveis (até 5 litros). Logo passou para embalagens retornáveis (10 e 20 litros).
Os equipamentos, segundo Loureiro, têm capacidade para envasar entre 100 e 150 mil litros por dia, mas apenas 50% da capacidade é utilizada durante o verão. No inverno, o volume reduz para 25% da capacidade total. ?Para que não haja essas oscilações entre verão e inverno, estamos buscando mercados externos?, contou Loureiro. Nesse sentido, a empresa deve começar a exportar água mineral para o Caribe no ano que vem. ?O mercado interno está crescendo cerca de 10% ao ano. Não é um crescimento tão ruim, mas no passado chegou a crescer 30% ao ano?, comparou.
A água Serra da Graciosa é distribuída no litoral do Paraná, Joinville e São Francisco do Sul (SC), Curitiba e Ponta Grossa. ?Economicamente, vale a pena vender água mineral até um raio de 200 quilômetros do local de envase?, arrematou.
40% de aumento
Na Fontanela, no mercado há cerca de cinco anos, o calor dos últimos dias elevou as vendas em cerca de 40%, segundo o supervisor da empresa Luiz Fernando Ribas. ?Em janeiro, grande parte da demanda cai em Curitiba, mas é compensada pelo aumento no litoral?, explicou Ribas. A Fontanela, cuja fonte fica em Bocaiúva do Sul, distribui água mineral para a capital, região metropolitana, litoral paranaense e parte de Santa Catarina. Nos últimos dias, a empresa tem envasado cerca de 12,5 mil galões de 20 litros por dia, segundo Ribas. ?No inverno, eram cerca de 8 mil?, comentou. A Fontanela emprega cerca de 50 funcionários. Para o verão, está contratando cerca de 20 temporários.