O inverno mal começou, mas para o setor de calçados, vestuário e artigos esportivos, o foco das ações já está no último quadrimestre de 2019, quando as vitrines estampam a Coleção Primavera-Verão. Para Curitiba e cidades distantes até 300 quilômetros da capital paranaense, entre os dias 07 e 10 de julho, boa parte do que vai ser usado nas estações mais quentes vai estar na 14ª Calcemoda, maior evento regional do setor com duas edições ao ano, que projeta R$ 20 milhões em negócios fechados durante os quatro dias de programação no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

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A principal explicação para esse valor está na mudança do mercado na última década, conforme aponta Aurelio Krauser, presidente da Associação dos Representantes Comerciais de Calçados, Acessórios e Artigos Esportivos do Paraná (Arcae/PR), entidade idealizadora do evento. “Antes, os compradores se dirigiam às feiras internacionais que aconteciam em São Paulo (SP), depois surgiram as feiras de lançamento de coleções em Gramado (RS). Ambas começaram a se tornar inviáveis, pelo custo e pela demanda de tempo no deslocamento”.

Foto: Divulgação.

Buscando a redução dos custos operacionais, a fim de oferecer produtos a preços mais competitivos para o consumidor final, que as feiras regionais conquistaram a preferência dos lojistas e fabricantes. “Começaram a surgir as feiras regionais, e a Calcemoda nasceu também. Antes, os eventos nacionais apresentavam as novidades e nos regionais se fechava negócio. A Calcemoda foi concebida para eliminar uma etapa, o que diminui custo, e com a vantagem de trazer produtos adaptados as características de consumo da
região”, explica Marisa Mendes, produtora da Calcemoda.

A oportunidade aproveitada diante de uma década de economia enfraquecida, fez com que o evento se consolidasse como canal estratégico de negociação para as duas pontas, marcas e lojistas, sendo realizados duas vezes ao ano, conforme as necessidades do setor. “A proximidade entre fabricantes e representantes acaba beneficiando o consumidor final, porque as condições de pagamento são flexibilizadas para quem vende, que repassa em valores mais atraentes para quem compra”, observa Marisa.

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Essa proximidade, no entanto, não diminui o grau de exigência que toda a cadeia opera. “Tanto representantes quanto lojistas estão se adaptando a esse novo perfil de consumidor, que hoje é muito mais consciente, seletivo, exigente, tecnológico. O consumidor chega à loja sabendo tudo sobre o produto que ele quer porque ele consultou na internet. É um desafio para os lojistas treinarem a equipe de vendas visando conseguir atender essa nova demanda”, constata o presidente a Arcae/PR.

Foto: Divulgação.

Calçados

Somente no Paraná, segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Paraná (Fecomércio), o setor varejista de calçados no Paraná, em 2018, registrou R$ 112,3 milhões em faturamento. Na Calcemoda, historicamente, o setor responde por 60% dos negócios fechados.

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O setor de sapatos vem antes até do grupo de acessórios e vestuários, que tem 32% dos negócios, e de artigos esportivos, com 8%. A 14ª Calcemodas vai ter 14 novos expositores, totalizando 86 em uma área de 3,7 mil m², que vão apresentar produtos de 180 marcas, para um público esperado de 1,2 mil lojistas.

Serviço

14ªCalcemoda: Coleção Primavera-Verão
Quando: de 7 a 10 de julho
Onde: Centro de Eventos FIEP – Avenida Comendador Franco, 1.341
Entrada gratuita | Mais informações pelo site www.calcemoda.com.br.

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