Brasília – A Caixa Econômica Federal começou a operar nesta terça-feira (11) nova tabela de juros para os empréstimos consignados em folha de pagamento direcionados a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). São cinco faixas de juros, de acordo com o prazo de quitação, todas inferiores ao teto de 2,5% ao mês fixado pelo INSS na semana passada.
O empréstimo com desconto no salário terá taxa de juros de 0,90% por mês para os que contratarem operações de até seis meses de vencimento; de 1,69% para contratos de 12 meses; de 2,16% para os de 13 a 24 meses; de 2,30% para operações entre 25 e 36 meses; e de 2,45% para contratos mais longos, com duração de 37 a 60 meses.
De acordo com nota da assessoria de imprensa da Caixa, a redução dos juros do crédito consignado reafirma a prioridade que a instituição tem dado a essa modalidade de operação desde que foi instituída, em maio de 2004, por convênio com o Ministério da Previdência Social e INSS.
Desde então, a procura por essa modalidade de empréstimo tem crescido gradativamente, em razão dos juros praticados equivalerem à metade das taxas cobradas pela rede bancária nas operações de crédito pessoal. Além disso, o crédito consignado para aposentados e pensionistas é considerado uma operação simples e ágil, oferecida também a empregados de empresas públicas e privadas.
Os empréstimos são limitados a 70% do salário e as prestações não podem ultrapassar 30% do que o aposentado ganha mensalmente. No ano passado, a Caixa registrou mais de 785 mil operações de crédito consignado, que somaram R$ 2,210 milhões emprestados.