A Caixa Econômica Federal realiza, na próxima quinta-feira (15), o primeiro leilão de joias virtual em Curitiba no dia 16 de dezembro. A Vitrine de Joias, serviço de leilão por meio eletrônico, estreou em setembro em Porto Alegre e pode ser conferida no portal da Caixa (www.caixa.gov.br/vitrinedejoias ou www.caixa.gov.br).
O leilão de joias conta com 6.183 lotes de contratos de penhor, vencidos há mais de 60 dias, emitidos pelas agências: Comendador, Carlos Gomes, Barão do Serro Azul, Bacacheri, Cristo Rei, Marechal Deodoro, Mercês, Rua das Flores, Araucária, Campo Largo, Ponta Grossa, São Jose dos Pinhais, Juvevê, Vila Hauer, Seminário, Batel, Bigorrilho, Curitiba, João Negrão, Bairro Rebouças, Nova Orleans, Avenida Brasília, Novo Mundo, Ecoville e Pinhais.
Os lotes ficarão expostos a partir desta sexta-feira (9), até quinta-feira (15), no sítio www.caixa.gov.br/vitrinedejoias e serão vendidos pelo maior lance. O menor lote contém quatro brincos de ouro, diamantes e brilhantes, com peso total de 1,06g e está estimado em R$ 70,00. Já o lote de maior valor contém um brinco com diamante de 2 centigramas e um brinco com diamante de 2,04 centigramas. O valor do lote é de R$ 29.624,00.
Os clientes, titulares dos contratos incluídos, poderão regularizá-los em qualquer agência da Caixa, por meio de equipamentos disponíveis nas salas de autoatendimento, até o dia do leilão (15), durante o horário bancário. Os lances poderão ser feitos em qualquer agência da Caixa, no dias do leilão, nos terminais de autoatendimento, no horário de funcionamento das salas. O resultado será divulgado na sexta-feira (16), a partir das 10h, ou pela internet (www.caixa.gov.br). O pagamento (sinal ou integral) deverá ser efetuado, impreterivelmente na sexta-feira. As joias somente poderão ser retiradas com o pagamento integral, conforme disposto no edital.
Vitrine de Joias
A Vitrine de Joias permite ao interessado visualizar lotes de joias disponíveis para venda, a qualquer hora. Também permite acompanhar o cronograma dos editais de leilão, em todo o país, esclarecendo as regras do certame e a maneira como podem ser efetuados os lances, entre outras informações.
Ao acessar o endereço, opção Vitrine de Joias Caixa, o interessado poderá ver fotos, com detalhes, das peças que compõem os lotes em oferta, consultar a documentação necessária ao cadastramento – para participar dos leilões – e verificar o cronograma dos leilões futuros, além de realizar download dos editais em andamento.
Depois de visitar a Vitrine de Joias, basta a identificação e o cadastramento, em agência da Caixa que trabalhe com penhor de joias, mediante a apresentação de original e cópia de documento de identidade, CPF regular perante a Receita Federal e comprovante de residência. Os lances poderão ser efetuados nos equipamentos disponíveis nas salas de autoatendimento de todas as agências da Caixa, com o uso da senha fornecida durante o cadastramento. Podem participar do leilão pessoas físicas e jurídicas, que não precisam ser clientes do banco, desde que estejam em situação regular na Receita Federal.
Para o vice-presidente de Logística e Retaguarda da Caixa, Paulo Roberto dos Santos, a medida não implica em mudança nas regras do penhor, e continua sendo possível, até o dia do leilão, o cliente liquidar ou renovar o seu empréstimo. “O que se pretende é dar comodidade e ampliar o universo de participantes, com um serviço moderno e prático”, afirmou o vice-presidente.
Penhor
Com 150 anos de existência, e uma história que se confunde com a do próprio banco, o Penhor da Caixa continua a ser uma linha de crédito muito atrativa, por suas características de facilidade de acesso, rapidez e simplicidade. Para contratar o empréstimo não é necessário avalista, e o dinheiro é liberado na hora. A Caixa proporciona todas as condições para que o cliente liquide ou renove a contratação, no prazo final do empréstimo. Mas, só quando isso não ocorre, é que promove um leilão público das joias dos contratos inadimplentes.