Caixa: é decisão do banco trabalhar com juro baixo

A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, afirmou hoje que é uma decisão do banco trabalhar com as menores taxas de juros do mercado. Ela deixou em aberto a possibilidade de novas reduções nas taxas. Segundo a executiva, os bancos públicos estão tendo papel estratégico no enfrentamento da crise e isso se deve a uma política do governo federal de fortalecimento das empresas estatais. “Se a crise nos pegasse em 2003, seria dramático, pois não teríamos capacidade de responder”, afirmou Maria Fernanda. “Os bancos públicos têm atuado intensamente de forma anticíclica”, disse, lembrando que o crédito na Caixa cresceu mais de 50% durante a crise.

Ela afirmou que não cabem as comparações sobre a lucratividade da Caixa com o setor privado. “O que a Caixa precisa ter é a sustentabilidade de suas operações em todas as áreas. Este é o papel de uma instituição pública”, afirmou.

A possibilidade de uma ação anticíclica do Estado na crise, na visão de Maria Fernanda, é o fator que explica porque pela primeira vez as famílias de baixa renda no Brasil não estão sofrendo em meio à crise. Ela também negou a possibilidade de a atuação agressiva dos bancos públicos provocar risco de insolvência futura das instituições. “Não existe nenhuma possibilidade de isso acontecer”, afirmou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo