economia

Cade julgará fusões de grandes empresas e ação contra montadoras no dia 7

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) fará sua primeira sessão de julgamento de 2018 na próxima quarta-feira, 7, com início às 10 horas. Na pauta, sete itens. Dentre eles, a compra da Votorantim Siderurgia pela ArcelorMittal e a aquisição da Monsanto Company pela Bayer Aktiengesellschaft.

Conforme o Broadcast (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) apurou, no caso de ArcelorMittal e Votorantim, o Cade aguarda ainda uma oferta “mais robusta” das empresas para chegar a um acordo no processo. Pelo acordo, a divisão de siderurgia do grupo da família Ermírio de Moraes torna-se acionista minoritária da multinacional de aço no Brasil, com 15% do negócio de aços longos.

Se considerados todos os negócios da ArcelorMittal no mercado brasileiro, a fatia dos Ermírio de Moraes cai para 3%. Segundo fontes, o Cade ainda não está satisfeito com a oferta apresentada pelas siderúrgicas.

Montadoras

Na sessão da quarta-feira, o Cade também vai retomar o julgamento de um processo contra Fiat, Ford e Volkswagen movido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças (Anfape). Em julgamento de novembro do ano passado, o conselheiro Paulo Burnier votou pela condenação das montadoras e pediu o pagamento de multas que somam R$ 4,2 milhões. No entanto, o julgamento foi interrompido por um pedido de vista do conselheiro Maurício Maia e só agora retorna à pauta.

No processo, que se arrasta há dez anos no Cade, a Anfape acusa as montadoras de conduta anticompetitiva por impedir os fabricantes independentes de produzirem peças externas para reposição, como para-choques, lataria, faróis e retrovisores. As montadoras negam as irregularidades.

Outros processos

O Cade ainda vai julgar na quarta-feira um ato de concentração entre o Grupo Petrotemex e a Petrobras e um outro entre Copobras da Amazônia Industrial de Embalagens e Cryovac Brasil, além de um processo contra a Helicópteros do Brasil (Helibrás) e um pedido de reapreciação em processo que investiga conduta dos sindicatos dos Transportadores Autônomos de Contêineres do Litoral Paulista, das Empresas de Transporte Comercial de Carga no Litoral Paulista e dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista.

A ação contra os sindicatos foi apresentada pelo Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Santos (CAP).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo