O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) firmou um acordo com a empresa Hypermarcas, uma das maiores no segmento de venda de bens de consumo, para evitar decisões irreversíveis no setor de produção e comercialização de adoçantes. A Hypermarcas comprou em maio passado a DM Farmacêutica, empresa conhecida por suas marcas como Doril, Monange, Vitasay e Zero-Cal e Adocyl.
Com a aquisição, os órgãos de defesa da concorrência vêem indícios de riscos à concorrência no segmento de adoçantes, pois a Hypermarcas já é dona da marca Finn. Após o negócio, a Hypermarcas pode ter se tornado a maior empresa de bens de consumo nacional com presença em segmentos diversos como alimentos, limpeza, medicamentos e cosméticos.
O conselheiro relator do caso, Luis Fernando Schuartz, negociou com a empresa o acordo, que terá validade até que o julgamento final da operação aconteça, e submeteu hoje à aprovação do plenário do Cade. Os conselheiros se reuniram hoje pela manhã para concluir a sessão de julgamentos iniciada ontem à tarde e suspensa às 20h, após o julgamento da venda da Ripasa para a Suzano e a Votorantim Celulose e Papel (VCP).