Os jornais norte-americanos Washington Post, The New York Times e Wall Street Journal” informam ontem que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, deve anunciar nesta semana o fim das sobretaxas do aço. Citando fontes do governo e da indústria, os jornais afirmam que Bush deve desagradar os fabricantes de aço norte-americanos, mas vai preferir enfrentar os empresários do setor a perder votos para sua reeleição. O objetivo é evitar a retaliação comercial que os EUA poderiam sofrer da União Européia e mais sete países, como o Japão e o Brasil.

As tarifas sobre o aço importado, impostas pelos EUA, foram estabelecidas para impedir a quebra da indústria norte-americana.

Após a reclamação dos principais parceiros comerciais dos EUA, a OMC (Organização Mundial do Comércio) considerou as tarifas ilegais e abriu a possibilidade de retaliação comercial por parte destes países. A União Européia, por exemplo, poderia retaliar os EUA em US$ 6 bilhões. Desse total, US$ 2,2 bilhões são exclusivamente por conta das sobretaxas do aço.

A OMC iria se reunir ontem para confirmar a retaliação, mas o encontro foi adiado para 10 de dezembro.

Para evitar o desconforto, Bush deve anunciar o fim das tarifas do aço nesta semana.

Segundo fontes citadas pelos jornais, possíveis eleitores de Bush, como os produtores agrícolas da Flórida e outros setores empresariais de outros Estados norte-americanos seriam os primeiros a sentir o efeito da retaliação.

Bush deve evitar os problemas comerciais e tentar garantir os votos desses setores.

continua após a publicidade

continua após a publicidade