Aumentou em 9,1% o número de empresas que procurou crédito em janeiro em relação a dezembro, a primeira alta após quatro meses consecutivos de recuo, informou hoje a Serasa Experian. Em comparação a janeiro do ano passado, o Indicador da Demanda das Empresas por Crédito registrou aumento de 3,6%. Todos os setores da economia brasileira expandiram as suas demandas por crédito em janeiro.
De acordo com a Serasa Experian, as empresas já se preparam para a retomada econômica ao buscar crédito para acelerar a produção e recompor estoques. “Após a desaceleração econômica verificada durante o segundo semestre de 2011, o ano de 2012 começa sob a perspectiva de retomada do crescimento econômico”, afirma nota divulgada hoje.
O setor industrial apresentou o maior avanço em janeiro ante dezembro, de 11,2%, impulsionado por reduções das taxas de juros e melhorias do cenário externo. Na comparação com janeiro do ano passado, a alta foi de 4,6%. O segundo setor pesquisado que teve o maior aumento na procura por crédito em relação a dezembro foi o comercial, com incremento de 10,1%. Ante janeiro de 2011, o crescimento foi de 0,9%. O setor de serviços teve aumento de 7,5% ante dezembro e de 6,7% em comparação ao janeiro do ano passado.
Na análise por porte das empresas, as micro e pequenas foram as que mais aumentaram a procura por crédito no primeiro mês do ano, em 9,7% em relação a dezembro. Ante janeiro de 2011, a alta foi de 3,3%. As médias empresas apresentaram avanço de 2% em comparação a dezembro e de 6,9% ante janeiro do ano passado.
As grandes companhias registraram recuo na busca por crédito ante dezembro (-1,3%) e alta em relação a janeiro do ano passado (14,7%). “A descompressão observada no cenário externo neste início de ano pode ter levado as grandes empresas a priorizar a busca de fontes externas de financiamento, em geral mais baratas que as fontes domésticas”, explica a Serasa Experian.
No corte por Regiões do País, o maior aumento em relação a dezembro aparece no Sudeste (10,8%) e o menor, no Sul e no Nordeste, ambos com alta de 6,8%. Na comparação com janeiro de 2011, o Sudeste se posiciona novamente como a Região onde o aumento da procura por crédito em janeiro foi mais intensa, em 5,2%. Já a Região Norte apresentou, na mesma base de comparação, recuo de 0,7%.