A economia da Alemanha continua crescendo a um ritmo acelerado no início deste ano, após forte expansão no final de 2014, de acordo com o Bundesbank.

continua após a publicidade

O Banco Central da Alemanha também prevê uma “continuação vigorosa da ascensão econômica” no segundo trimestre deste ano. Os principais motores deste desempenho são a demanda externa, consumo privado e, em menor escala, o setor de construção, de acordo com relatório.

As estimativas vêm após os analistas terem começado a elevar suas previsões para a maior economia da Europa, depois de terem cortado no ano passado em meio a preocupações com a situação na Rússia e na Ucrânia. Em fevereiro, a Comissão Europeia, o braço executivo da União Europeia, elevou a projeção de crescimento da Alemanha em 0,4 ponto porcentual, para 1,5% para este ano. Na semana passada, a Organização para a Cooperação Econômica (OCDE) aumentou a previsão de expansão em 2015, de 1,1% para 1,7%.

A Alemanha está se beneficiando com uma série de fatores positivos. Enquanto que um euro mais barato impulsiona a exportação, os preços de energia mais baixos e os fortes acordos salariais estão dando aos consumidores mais poder de compra.

continua após a publicidade

“A economia da Alemanha, provavelmente, cresceu fortemente no primeiro trimestre de 2015, depois de uma forte expansão no final de 2014”, disse o Bundesbank em seu boletim mensal.

O escritório de estatísticas do país divulgou que, em fevereiro, a economia registrou crescimento de 0,7% nos últimos três meses do ano passado.

continua após a publicidade

Segundo o Bundesbank, no quarto trimestre de 2014, o consumo privado e a taxa de poupança aumentaram. Isso sugere que os consumidores não utilizaram um dinheiro adicional para os gastos, disse o banco central. Mas afirmou que a “forte expansão das vendas no varejo em janeiro mostram que o consumo agora está mais forte”. Dados do Bundesbank apontaram que as vendas no varejo avançaram 2,3% em janeiro em bases mensais. Fonte: Dow Jones Newswires.