Brasília (AG) – A Brasil Telecom recorreu ontem à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com um pedido de efeito suspensivo contra a decisão da própria agência que permitiu a mudança de gestores da empresa. A análise do pedido deve ser feita em 15 dias e será respondida pelo presidente da Anatel, Elifas do Amaral. O outro pedido é de análise do mérito da mudança de gestores. A Anatel tem 35 dias para analisar o mérito, podendo renovar por mais 35 dias.
A agência aprovou, no dia 12, a substituição de gestores das quatro empresas de telefonia. O Opportunity, atual gestor, será substituído pelo Citigroup e pelos fundos de pensão. A Anatel aprovou a troca de gestores em três níveis de operação. Primeiro, no CVC internacional, que era gerido pelo Opportunity e passará para o comando do Citigroup.
A segunda é no CVC nacional, hoje gerido pelo Opportunity Equit, que passa para o Angra Partners (fundos de pensão). Aprovou ainda as alterações decorrentes de acordos de acionistas do Opportunity Zain S/A e da Futuretel S/A, controladora indireta da Telemig Celular e da Amazônia Celular. Com a decisão, Daniel Dantas perde o controle das empresas telefônicas.