A Brasil Telecom acaba de atingir a marca de 2,2 milhões de telefones em serviço no Paraná, 113% a mais do que à época da privatização, em julho de 1998. A então Telepar possuía 1.029.402 terminais em serviço. O anúncio foi feito durante reunião do Conselho de Clientes/Oeste da empresa, realizada em Cascavel, ontem.
Essa expansão também beneficiou a área de telefonia pública: o número de telefones de uso público saltou de 27.325 para 66.120 (crescimento de 142%). Em média, há hoje no Estado 7 telefones públicos para cada grupo de mil habitantes, o dobro do estipulado pelo órgão regulador. Resultado: um cliente hoje não precisa se deslocar mais do que 300 metros nos centros urbanos para usar um telefone público.
Para atingir esses índices de crescimento, a empresa imprimiu um ritmo forte na instalação de terminais. “Um exemplo disso foi a instalação de 125 mil telefones em novembro de 2000, mais do que havia sido instalado nos anos de 1995 e 1996 juntos”, ressalta o diretor de Relações Institucionais da Brasil Telecom, Leoncio Vieira de Rezende Neto.
Mas foram necessários mais do que garra e determinação para vencer os desafios. Desde a privatização foram investidos no Estado cerca de R$ 3 bilhões. Graças a isso, o panorama do setor mudou radicalmente. À época do monopólio, havia lista de espera em praticamente todo o Estado e o tempo médio de atendimento era de três anos. Hoje, há mais de 350 mil telefones para entrega imediata.
A democratização do acesso ao telefone é outra forte característica do período. Antes da privatização, o terminal custava R$ 1.117,63. Hoje a habilitação na Brasil Telecom no Paraná custa R$ 18,21, uma das mais baratas do país. “O binômio universalização/competição era o objetivo maior do modelo de privatização promovido pelo governo federal, e sobre estes dois pilares está sendo possível construir um novo cenário para a telecomunicação no país”, observa Rezende Neto.
Mudança conceitual
Neste período ocorre também uma mudança conceitual: de empresa de telefonia para uma provedora de soluções completas em telecomunicações. Para o superintendente comercial da Brasil Telecom no Paraná, Luiz Carlos Valle Ramos, o mercado de voz sofreu uma expansão gigantesca. “Hoje 60% dos domicílios possuem telefone, mas o cliente quer uma oferta mais especializada e customizada”, explica.
Conselho de Clientes
O Conselho de Clientes da Brasil Telecom funciona como fórum de debates de assuntos ligados às atividades de telecomunicações e assuntos de interesse comunitário. São 15 Conselhos em funcionamento em todo o Estado. Há também a apresentação de algum representante da comunidade. Nesta reunião, a palestra coube ao Secretário em Exercício de Indústria e Comércio de Cascavel, Pedro Rempel.