A BRQ, companhia brasileira de serviços de Tecnologia da Informação (TI), é a mais nova empresa a anunciar investimentos em Curitiba. As negociações para a instalação da empresa na cidade aconteceram ontem, durante uma visita do presidente da BRQ, Benjamin Quadros, ao prefeito Beto Richa. A companhia irá implantar em Curitiba uma fábrica de softwares que deverá criar 1.050 postos de trabalho num prazo de um ano. Trezentos e cinqüenta deles terão contratação imediata.
Para o prefeito Beto Richa, a decisão da empresa de se instalar em Curitiba mostra o bom momento vivido pela cidade, principalmente na área de desenvolvimento econômico. ?Curitiba vive um clima de harmonia e isto tem facilitado a administração. Este clima se deve a nossa forma de administrar a cidade, ouvindo a população e representantes de todos os setores, inclusive o empresarial?, disse. Segundo o prefeito, o ambiente favorável para novos investimentos ajuda a aquecer a economia da cidade, gerando emprego e renda para a população.
A decisão de instalação da BRQ em Curitiba foi definida com base no projeto do Tecnoparque, pólo de tecnologia que está sendo projetado pela Prefeitura e que pretende transformar a cidade em um ambiente de oportunidades produtivas de alto valor agregado. Antes de se decidir por Curitiba, a companhia visitou municípios de São Paulo e da região Nordeste.
Benjamin Quadros explica que a nova fábrica faz parte de um projeto de ampliação da empresa em todo o País. ?O setor de TI tem um potencial absurdo de crescimento no Brasil. Isso porque o País está sendo visto como uma base de desenvolvimento de software no mundo?, diz.
Produção
Em Curitiba será criado um grande centro de serviços onde engenheiros e programadores criarão programas encomendados por clientes. A produção de software e a prestação de serviços são as principais atividades da BRQ, mas a companhia atua ainda com consultoria e treinamento em TI, locação de equipamentos e na comercialização de softwares, hardware e equipamentos. Entre os mais de 100 clientes da empresa estão Abril, Citibank, Unibanco, Itaú, Bradesco Seguros, Fundação Roberto Marinho, Sebrae, Embratel, HSBC, Texaco e White Martins.
Além de Curitiba, a BRQ possui fábricas de software em São Paulo e Rio de Janeiro e um escritório em Nova Iorque (EUA), que também presta serviços de TI. No Brasil, em 2006, a BRQ faturou R$ 130 milhões e empregou 2 mil pessoas. A assinatura do protocolo de intenções entre a Prefeitura e a BRQ deverá ser assinado nos próximos dias.