continua após a publicidade

Amanhã, às 15h, na sede do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), na Av. João Gualberto, 570, em Curitiba, será assinado o primeiro contrato do banco com um circo. Trata-se da primeira operação do gênero, nos 43 anos de existência da instituição. Na ocasião, a diretora do Circo Zanchettini, Edilamar Zanchettini, recebe a primeira parcela do financiamento para a compra da lona. A segunda parcela será entregue no próximo ano.

"Esta é a operação que me deu mais prazer de realizar nesse 20 anos de banco", relata um dos membros da comissão de análise do BRDE, em Curitiba, referindo-se ao financiamento para compra de uma nova lona para o Circo Zanchettini. "Enquanto se processavam as negociações com o BNDES, percebemos que este é um projeto altamente social, e que o banco estava cumprindo à risca a sua vocação desenvolvimentista", completa o técnico.

Enquadrada na linha BNDES automático, a operação já contratada é de R$ 150.000,00 (o valor total é de R$ 215.000,00). "A lona do circo para o grupo de artistas ambulantes, é o mesmo que um barracão para instalação de uma microempresa" completa a equipe. Segundo o diretor de operações e vice-presidente do banco, Carlos Marés, "trata-se de uma típica empresa urbana familiar, correspondendo, portanto, à agricultura familiar, cujo espírito cooperativo lembra muito os casos de economia solidária, em que os recursos são destinados a empreendimentos de grande alcance para manutenção de atividade produtiva". O diretor conclui: "O circo dá emprego para várias pessoas, ao mesmo tempo que representa uma tradição cultural importante no Brasil".

continua após a publicidade

Memória circense

Fundado em 1964, como Circo Teatro Gávea, no Estado do Paraná, hoje, Circo Zanchettini, para conservar o nome da família, esta empresa tem sob contrato, cerca de 48 profissionais entre artistas e técnicos. Percorrendo cidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, bem como os países vizinhos (Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia) o Zanchettini apresenta espetáculos de duas horas de duração com números de trapézio, salto acrobático, malabares, palhaços, cães amestrados, globo da morte, e outras atrações circenses.

continua após a publicidade