Agilidade. Este é o principal benefício do convênio entre a Central das Cooperativas de Crédito do Paraná (Siccob) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Agora, o próprio Sicoob analisa o pedido de financiamento. O BRDE revisa e, se necessário, encaminha o processo para o BNDES. O acordo vale para operações de até R$ 50 mil, o que deve atrair, de imediato, micro e pequenos empresários de 11 municípios do interior em busca de apoio para investimentos.
?Nós estamos desburocratizando o processo?, define a gerente de planejamento Rosicler Voos, da Agência de Curitiba do BRDE. Para tornar a parceria efetiva, uma equipe de 12 técnicos do Sicoob-PR passou por treinamento no banco nesta semana. São eles que vão iniciar a primeira etapa de atendimentos. ?Na área rural, o BRDE já atua com o Sicredi e com o Cresol. Com o Sicoob, vamos atingir as microempresas ligadas às associações comerciais do interior?, diz Rosicler.
O Sicoob Central reúne 19 cooperativas (18 de atuação urbana e uma, em Campo Mourão, dirigida ao setor agropecuário). Nesta fase inicial, o convênio inclui Sicoob Metropolitano (Maringá), Sicoob Cresud (Francisco Beltrão), Sicoob Centro Leste (Telêmaco Borba), Sicoob Marechal (Marechal Cândido Rondon), Sicoob Coronel Vivida (Coronel Vivida), Sicoob Apucarana (Apucarana), Sicoob Oeste (Toledo), Sicoob Credioeste (Foz do Iguaçu), Sicoob Arenito (Umuarama), Sicoob Creserv (Dois Vizinhos) e Sicoob Paranavaí (Paranavaí).
Origem
O Sicoob Central-PR foi criado para atender às necessidades de expansão da cooperativas de crédito no Estado do Paraná. Com isso, foram oferecidos aos cooperativistas mais produtos, serviços e linhas de investimentos. A constituição da Central das Cooperativas de Crédito do Estado do Paraná ocorreu em 22 de dezembro de 2001, formada por três cooperativas: Credioeste, de Foz do Iguaçu; Cresud, de Francisco Beltrão; e Creserv, de Dois Vizinhos. Para o BRDE, o convênio significa melhorar o atendimento e aumentar o número de aplicações.