Pesquisa eletrônica da Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), mostrou que 93% dos consumidores brasileiros estão mais preparados para tomar decisões de compra do que há quatro anos. Participaram do levantamento 967 pessoas, entre os dias 10 de fevereiro e 5 de março. Além disso, o levantamento indicou que, em relação a 2010, 84% dos consumidores estão mais conscientes sobre seus direitos e 65% sentem-se mais respeitados pelas empresas.
A relação com o crédito também evoluiu de forma positiva na opinião dos participantes: 80% declararam que o acesso está mais fácil hoje se comparado há 4 anos, enquanto 20% informaram que está mais difícil. “A pesquisa mostra um amadurecimento do consumidor, sobretudo em relação ao uso do crédito e ao consumo. E esta evolução pode estar associada a um conjunto de fatores como mais acesso à informação, intensificação de ações de educação financeira por parte de agentes do mercado, e mais oportunidades de planejamento e de controle”, afirmou, em nota, Dorival Dourado, presidente da Boa Vista Serviços.
Segundo Dourado, a sociedade tem promovido o debate sobre essas questões e isso tem gerado mais conscientização. “O consumidor mostra-se cada vez mais protagonista de sua vida financeira, o que é muito saudável”, avalia.