Brasil Telecom cresceu 120% em seis anos

A Brasil Telecom apresentou ontem um balanço dos seis anos de administração depois que assumiu o controle acionário da extinta Telepar. Neste período aumentou 120% o número de terminais instalados no Paraná, de 1.170.538 para 2.575.640. Só o número de telefones públicos subiu de 27.325 para 55.427. Segundo o diretor institucional no estado, Leôncio V. Rezende, para atingir este índice a empresa investiu anualmente entre R$ 500 e R$ 550 milhões.

O Consórcio Solpart assumiu o controle da Telepar depois da privatização do Sistema Telebrás em 1998. De lá para cá muita gente que não tinha acesso a uma linha telefônica conseguiu desfrutar do benefício. Segundo Leôncio, na época havia uma lista de espera em todo o Estado e o tempo médio de atendimento era de três anos. Hoje, a instalação de um novo terminal em localidades acima de 600 habitantes ocorre em apenas 14 dias. Para atingir este crescimento a empresa imprimiu um forte ritmo de trabalho e só em novembro de 2000 foram instalados 125 mil telefones, mais do que foi instalado nos anos de 1995 e 1996.

Um dos fatores que limitava o acesso da população era o preço da linha. Para conseguir o benefício era necessário pagar R$ 1.117,63, via autofinanciamento para a Telepar. Hoje a tarifa para a habilitação é de R$ 4,98, sendo uma das mais baratas do País.

Com o aumento no número de linhas, lugarejos e vilas antes isolados também passaram a contar com o serviço. Hoje, a cobertura da empresa atinge 80% das 3.094 localidades existentes no Paraná. Leôncio fala que antes da privatização a maioria destes lugares com populações variando entre 600 e 300 habitantes não tinham acesso ao telefone. Agora, em locais com 600 moradores há centrais telefônicas com atendimento individual e com 300 habitantes, pelo menos um telefone público.

Neste anos de trabalho, a Brasil Telecom também investiu no seu leque de opções de serviços totalizando 45 opções. Graças a digitalização das centrais telefônicas a população pode contar com secretária eletrônica virtual, o serviço siga-me e o identificador de chamadas. Há ainda outros serviços como o TV Fone e o Cyber Data Center em Curitiba, que mantém servidores ou plataformas em funcionamento 24 horas por dia.

Outra novidade foi o acesso à rede mundial de computadores em velocidade 30 vezes maior, além de possibilitar o tráfego de voz e de dados. Isto quer dizer que o cliente pode usar telefone mesmo conectado a internet.

A digitalização também teve reflexos na qualidade dos serviços. A taxa erro em conta passou de 8,7 em 1998 para 1,75 em junho de 2004. Este índice supera a meta da Anatel que é no máximo três contas por grupo de mil.

A Brasil Telecom é a terceira maior arrecadadora de ICMS do Estado, são cerca de 450 milhões anuais. Além disto, também investe no social e apoia projetos na área de educação, cultura esporte e campanhas sociais.

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