A suspeita de um novo foco de febre aftosa na Argentina fez com que o governo brasileiro determinasse o reforço da vigilância sanitária nas áreas de fronteira com aquele país, informou hoje a diretora do Departamento de Defesa Animal do Ministério da Agricultura, Denise Euclydes Mariano. O Serviço de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) informou ao Ministério da Agricultura ontem sobre a suspeita de um novo foco de aftosa na localidade de Carmen de Patagones, na província de Buenos Aires.
Segundo o Senasa, foram examinados 217 bovinos, e 55 bezerros apresentaram sintomas clínicos da doença. Em razão desses sintomas, foram feitos os primeiros exames laboratoriais, que apresentaram resultado negativo.
Hoje, o Senasa enviou um comunicado ao Ministério da Agricultura brasileiro informando que fará novas análises laboratoriais, desta vez com ?três passagens?, ou seja, o material coletado será submetido a três tipos de testes, para detectar se há ou não retorno da doença. O resultado desses exames, contudo, demorará alguns dias para ser concluído.