A produção brasileira de etanol continuará crescendo e deve alcançar 540 mil barris por dia em 2018. A previsão foi anunciada nesta terça-feira pela Agência Internacional de Energia (AIE). Segundo a Agência, o cenário para os próximos cinco anos mantém o Brasil como o segundo maior produtor de biocombustíveis do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
Segundo a AIE, a produção de etanol deve crescer em cerca de 50 mil barris por dia até alcançar média de 440 mil barris/dia ainda em 2013. Esse aumento, segundo a AIE, é motivado pela boa safra da cana-de-açúcar que reduziu preços, tornou o combustível renovável mais competitivo e permitiu o aumento da mistura do álcool à gasolina, que passou de 20% para 25% no início do mês.
Ainda nos combustíveis renováveis, a AIE prevê produção média de 50 mil barris por dia de biodiesel – 10 mil barris/dia menos do que o previsto anteriormente – após a recente rodada de leilões de biodiesel realizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Para 2018, a AIE prevê que a produção diária de biodiesel deve alcançar 80 mil barris/dia no Brasil.