Brasília – Ao contrário do que foi veiculado na imprensa o Brasil não desistiu da Rodada Doha e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem tem conversado com vários chefes de Estado sobre o assunto.
A afirmação foi feita pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao deixar encontro que manteve na manhã desta quarta-feira (11) com o secretário do Tesouro, Henry Paulson, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.
Mantega afirmou que Lula já conversou com o primeiro ministro britânico, Gordon Brown, e com a primeira-ministra alemã Angela Merckel Gordon Brown, primeiro ministro britânico, no sentido de serem retomados os debates. ?Achamos que é possível ter algum sucesso nessas rodadas de negociações?.
Segundo Mantega no encontro que manteve hoje com o secretário norte-americano, o governo brasileiro expressou o interesse de retomar a Rodada Doha. ?O Brasil conta com os Estados Unidos para que possamos prosseguir nessa estratégia?.
Mantega disse que o secretário demonstrou todo o interesse de ajudar o Brasil e de colocar o empenho do governo norte-americano para que a redução de barreiras ao comércio internacional seja alcançada.
O ministro disse que as restrições que existem nos Estados Unidos às vendas brasileiras de álcool combustível e biodiesel também constaram da pauta da conversa.
A rodada Doha de negociações no âmbito da Organização Mundial de Comércio começou em 2001 com o objetivo de diminuir as barreiras comerciais em todo o mundo, com foco no livre comércio para os países em desenvolvimento.
Os subsídios agrícolas (ajuda que os governos dão aos produtores), que tornam os preços dos países em desenvolvimento pouco competitivos, são a principal controvérsia nas negociações.