O Ministério de Minas e Energia (MME) ratificou nesta quinta-feira, 26, decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que autorizou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a firmar contratos semanais para importação e exportação de energia com Argentina e Uruguai. Por meio de portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU), o MME reconhece a necessidade de importação de energia elétrica do Uruguai e da Argentina “de forma excepcional e temporária”.

continua após a publicidade

No caso da Argentina, a operação se dará por meio das conversoras de frequência de Garabi e Uruguaiana, no Estado do Rio Grande do Sul. Do Uruguai, a importação ocorrerá pelas conversoras de Rivera, no Uruguai, e Santana do Livramento, Brasil, e futura conversora de Melo, no Uruguai. O agente responsável pela importação da Argentina será a Petrobras e do Uruguai, a Eletrobras.

Segundo as portarias, “a importação será realizada por meio de ofertas semanais de energia elétrica, na fronteira com o Brasil, ao ONS, tendo como destino o Mercado de Curto Prazo do Sistema Interligado Nacional (SIN), podendo haver ajustes conforme programação diária ou mesmo por necessidades em tempo real”. A determinação vale até 31 de dezembro de 2015.

continua após a publicidade