Rio (AE) – Ao longo do verão, a Smirnoff vai investir R$ 8 milhões no Brasil em ações de marketing. Dentre as atividades, estão o patrocínio dos blocos de Ivete Sangalo e o Expresso 2222, no Carnaval de Salvador – os maiores da região. ?Parte deste investimento vem da matriz, pois o Brasil agora é prioridade. O País se tornou o 4.º maior mercado de Smirnoff no mundo?, conta o gerente de marketing da Diageo, controladora da marca Smirnoff, Walter Celli.
A marca, líder entre as vodcas no País, cresce cerca de 30% ao ano. E não é a única marca a apresentar crescimento de dois dígitos: a concorrente Orloff também teve aumento de vendas de 10% no último ano, e a importada Absolut praticamente dobrou de tamanho. Ao contrário de outras bebidas, a vodca cresce cerca de 11% ao ano no Brasil, segundo dados da ACNielsen. O País alcançou o 6.º lugar dentre os maiores consumidores mundiais, com 4,5 milhões de caixas anuais – um mercado que movimenta cerca de R$ 500 milhões por ano.
Essas razões fizeram os grandes fabricantes voltarem sua atenção para os lados de cá. O milionário russo Roustam Tariko, por exemplo, dono da vodca Imperia, veio passar o feriado de Carnaval no Brasil. Aproveitou para conversar com executivos da Campari e estudar o lançamento de produtos no País. Tariko ficou famoso ao desembolsar, no ano passado, US$ 3 milhões pelo endereço de internet www.vodka.com.
Mas uma das novidades que os fabricantes apontam como responsável pelo boom da vodca é o gosto do público pelas bebidas com sabores. As ?flavorizadas?, como são chamadas as vodcas com adição de frutas ou outros produtos que lhes dão sabores especiais, representam cerca de 20% das vodcas vendidas nos EUA. No Brasil, estima-se que estejam entre 5% e 10%.
A Orloff, marca da Pernod Ricard e vice-líder do mercado nacional, tem sua versão Citrus no mercado desde o ano passado. ?Percebemos que este é um mercado crescente?, diz Ricardo Souza, diretor de marketing da Pernod Ricard. Além da Orloff, a empresa também trouxe ao Brasil as versões flavorizadas da Wyborowa, com sabores de maçã, laranja e rosas.
A líder Smirnoff lançou por aqui vodcas com limão, frutas vermelhas, laranja e maracujá, em versão caipirosca. E a importada Absolut, conhecida por lançar novos sabores, incluiu o Brasil na rota principal de lançamento este mês com a Ruby Red, a versão de vodca com adição de grapefruit.
?O número de consumidores de vodca cresce, e com o lançamento de novos sabores o consumidor deixa de migrar para outras bebidas?, diz Gustavo Clauss, diretor da Absolut no Brasil. A Ruby Red é o oitavo sabor da empresa, que já conta em seu portfólio com versões de baunilha, limão, tangerina, pimenta, groselha, pêssego e framboesa. ?O brasileiro gosta dos sabores cítricos e doces, e achamos que a grapefruit dará certo aqui.? A versão flavorizada mais vendida é a de baunilha.
?A Absolut cresceu 112% no Brasil em 2006. A Suécia está muito interessada em divulgar os lançamentos aqui.? A empresa, que detém cerca de 1% do mercado brasileiro, enviou seu diretor de experiências sensoriais, Per Hermansson, para uma visita ao Mercado Municipal de São Paulo e ao Rio de Janeiro. ?Aqui há sabores que não se imaginam em outros lugares do mundo. Será uma ótima fonte de idéias,? contou o sueco, enquanto decidia se preferia caju ou abacaxi.