O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ressaltou em entrevista nesta sexta-feira(7), a situação "de serenidade" do Brasil em relação à crise nos Estados Unidos. "Nós estamos aguardando o desenrolar da economia mundial, a situação dos Estados Unidos de fato é motivo de preocupação nos diversos mercados. Hoje houve medidas nos EUA por mais liquidez e, agora, a expectativa é de como os mercados emergentes, especialmente a Ásia, vão reagir a essa desaceleração."
Meirelles acrescentou que, "por outro lado, fica clara a percepção de que o Brasil está muito melhor preparado com o crescimento da demanda doméstica, reservas elevadas, superávit primário acima da meta e inflação consistente com a trajetória de metas".
Apesar dessa tranqüilidade, segundo Meirelles, "compete ao BC estar vigilante, acompanhando atentamente a situação dos mercados".
Para o presidente do BC, o Fed está tomando todas as medidas necessárias, "mas não há dúvida de que a situação americana é muito difícil". Para ele, "o importante é que no Brasil podemos manter a serenidade".
Fundo Soberano
Na ocasião, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, falou também que não conhece os detalhes do projeto para a criação do fundo soberano, protocolado pelo senador Renato Casagrande (PSB-ES) no Senado.
segundo ele,"É uma iniciativa do senador, o Congresso é soberano e vamos aguardar. Não conhecemos os detalhes do projeto, vamos avaliar e, daí, nos manifestar e levar ao senador nossas opiniões".
Meirelles disse isso após participar de evento realizado pelo Instituto de Finanças Internacionais no Copacabana Palace.