Brasil está sereno diante de crise americana, garante Meirelles

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ressaltou em entrevista nesta sexta-feira(7), a situação "de serenidade" do Brasil em relação à crise nos Estados Unidos. "Nós estamos aguardando o desenrolar da economia mundial, a situação dos Estados Unidos de fato é motivo de preocupação nos diversos mercados. Hoje houve medidas nos EUA por mais liquidez e, agora, a expectativa é de como os mercados emergentes, especialmente a Ásia, vão reagir a essa desaceleração."

Meirelles acrescentou que, "por outro lado, fica clara a percepção de que o Brasil está muito melhor preparado com o crescimento da demanda doméstica, reservas elevadas, superávit primário acima da meta e inflação consistente com a trajetória de metas".

Apesar dessa tranqüilidade, segundo Meirelles, "compete ao BC estar vigilante, acompanhando atentamente a situação dos mercados".
Para o presidente do BC, o Fed está tomando todas as medidas necessárias, "mas não há dúvida de que a situação americana é muito difícil". Para ele, "o importante é que no Brasil podemos manter a serenidade".

Fundo Soberano

Na ocasião, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, falou também que não conhece os detalhes do projeto para a criação do fundo soberano, protocolado pelo senador Renato Casagrande (PSB-ES) no Senado.

segundo ele,"É uma iniciativa do senador, o Congresso é soberano e vamos aguardar. Não conhecemos os detalhes do projeto, vamos avaliar e, daí, nos manifestar e levar ao senador nossas opiniões".

Meirelles disse isso após participar de evento realizado pelo Instituto de Finanças Internacionais no Copacabana Palace.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo