O Brasil está muito próximo de alcançar o status de grau de investimento, afirmou o vice-presidente e analista-chefe da agência de classificação de risco Moody?s Investors Service, Pierre Cailleteau. O executivo disse que a atual turbulência será o teste para a capacidade do País absorver choques e, portanto, ganhar o novo status.

continua após a publicidade

?Estamos muito perto disso agora. Está claro que o Brasil está em uma trajetória ascendente. O Brasil de hoje não é o de dez anos atrás?, disse. Para Cailleteau, fatores como a acumulação de reservas internacionais e a forma pela qual a política econômica é conduzida estão gerando um novo cenário para o Brasil. ?Diante desse cenário, se a crise não afetar significativamente países como o Brasil e o País demonstrar que está pronto para enfrentar situações difíceis, essa será a prova de que um grau de investimento precisa ser considerado. Portanto a crise será um bom teste e nosso julgamento será influenciado por isso?, disse.

Para ele, o elemento principal para o País alcançar a melhor avaliação de risco do mercado mundial é mostrar capacidade de enfrentar um choque na economia mundial. ?Se há um choque, o que queremos saber é se surge ansiedade dos credores sobre o pagamento da dívida?, afirmou. ?Temos uma forte reputação a manter?, disse. ?Nosso trabalho é indicar aos investidores a situação e se é segura o suficiente para que façam um investimento sem olhar por algum tempo o que ocorre?, disse o francês. ?É isso o que vemos no Brasil, se tem esse grau de confiança suficiente. E o que podemos dizer é que a confiança começa a aumentar no País. Não estamos longe.?

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

continua após a publicidade