Brasil e Uruguai assinam acordos comerciais

Montevidéu – Uruguai (ABr) – Os governos do Brasil e do Uruguai devem firmar acordos nas áreas comercial e de informática durante encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Tabaré Vázquez na próxima segunda-feira (26), na cidade uruguaia de Colônia do Sacramento.

De acordo com o embaixador do Brasil no Uruguai, José Eduardo Felicio, o primeiro acordo prevê que o Brasil estimulará a compra de produtos uruguaios competitivos. Para o diplomata, a cooperação nessa área é um passo para reduzir o déficit comercial entre os dois países, constante reclamação do governo uruguaio.

Ainda conforme Felicio, em 2006, o Brasil comprou 24% a mais de produtos do país vizinho, contra 18% de aumento das exportações brasileiras para os uruguaios no mesmo período.

?Isso mostra que os desequilíbrios estão sendo reduzidos gradualmente. A tendência é reduzir o déficit?, afirmou o embaixador, em entrevista coletiva, acrescentando que os governos negociam revisão de um acordo automotivo que tem sido desfavorável para os uruguaios.

O embaixador acredita que os desequilíbrios serão resolvidos quando os países diversificarem a pauta de exportações e importações. Na cidade histórica de Colônia do Sacramento, Lula e Vázquez vão se reunir na casa de campo do presidente uruguaio, chamada Anchorena. O governo uruguaio aguarda a visita do brasileiro desde a Cúpula Ibero-Americana, realizada em novembro passado, em Montevidéu, na qual o presidente Lula não compareceu.

Para Felicio, a ausência de Lula ao evento não distanciou os dois países. Na visita da semana que vem, o presidente Lula deverá estar acompanhado dos ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim; de Minas e Energia, Silas Rondeau e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, além do assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo