Cinco importantes economias da América Latina estavam em fase de recuperação em julho, segundo a Sondagem Econômica da América Latina, feita em parceria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Institute for Economic Research at the University of Munich (Instituto IFO). É o caso de Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

continua após a publicidade

De acordo com a FGV, Brasil, Chile e México já se encontravam em trajetória de recuperação econômica em abril deste ano. Além disso, dos cinco países, quase todos apresentam melhora nas expectativas para a economia nos próximos meses, com exceção do México.

A pesquisa mostrou, porém, que a avaliação do cenário econômico atual na maioria desses países ainda é desfavorável. Com exceção do Peru, os outros quatro apresentam avaliação negativa do ambiente atual na economia.

No caso do Brasil, por exemplo, o Índice de Situação Atual (ISA), um dos dois componentes do Índice de Clima Econômico (ICE) do País, ficou em 4,3 pontos. O resultado é superior ao registrado na pesquisa anterior, em abril (3,7 pontos), mas ainda está abaixo de 5 pontos – o que é considerado, pelas duas instituições, como um desempenho negativo. Uma avaliação desfavorável da situação atual, no entanto, era esperada, já que os países estão em fase de recuperação.

continua após a publicidade