Brasil e quatro países da AL estão em recuperação

Cinco importantes economias da América Latina estavam em fase de recuperação em julho, segundo a Sondagem Econômica da América Latina, feita em parceria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Institute for Economic Research at the University of Munich (Instituto IFO). É o caso de Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

De acordo com a FGV, Brasil, Chile e México já se encontravam em trajetória de recuperação econômica em abril deste ano. Além disso, dos cinco países, quase todos apresentam melhora nas expectativas para a economia nos próximos meses, com exceção do México.

A pesquisa mostrou, porém, que a avaliação do cenário econômico atual na maioria desses países ainda é desfavorável. Com exceção do Peru, os outros quatro apresentam avaliação negativa do ambiente atual na economia.

No caso do Brasil, por exemplo, o Índice de Situação Atual (ISA), um dos dois componentes do Índice de Clima Econômico (ICE) do País, ficou em 4,3 pontos. O resultado é superior ao registrado na pesquisa anterior, em abril (3,7 pontos), mas ainda está abaixo de 5 pontos – o que é considerado, pelas duas instituições, como um desempenho negativo. Uma avaliação desfavorável da situação atual, no entanto, era esperada, já que os países estão em fase de recuperação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo