Brasil e EUA concluem etapa de negociações sobre dumping

Representantes dos governos brasileiro e norte-americano concluíram ontem mais uma etapa das negociações na Organização Mundial de Comércio (OMC) sobre a reclamação brasileira contra a sobretaxa norte-americana no suco de laranja. O encontro durou dois dias e, de acordo com o Itamaraty, o Brasil mostrou nas negociações que a prática de “zeramento” é incompatível com os diversos dispositivos do Acordo Antidumping da OMC e do Acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras e Comércio. Ainda não houve uma decisão final sobre o impasse.

A prática do “zeramento” permitiria aos norte-americanos excluir da margem de dumping as transações com preços de exportação superiores aos valores de venda no mercado interno do país exportador. Para os negociadores do governo brasileiro, a medida representa uma distorção no cálculo feito para identificação do dumping e contribui para prejudicar a competitividade do suco exportado pelo Brasil.

A queixa do Brasil contou com o apoio da Argentina, da União Europeia, do Japão, da Coreia do Sul, da Tailândia, de Taiwan e do México. As informações são da Agência Brasil

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna