Brasil e Argentina discutem financiamento de projetos

Apesar do conflito comercial entre os dois principais sócios do Mercosul, os presidentes dos Bancos Centrais do Brasil, Henrique Meirelles, e da Argentina, Martín Redrado, estudam com empresários de ambos os países projetos comuns de financiamento.

“Estamos discutindo questões de médio e longo prazos, como criar mecanismos de harmonização de políticas no Mercosul e de questões referentes, por exemplo, a mecanismos de financiamento de projetos comuns”, afirmou hoje Meirelles em Buenos Aires, onde participou de uma reunião com Redrado e empresários.

Segundo ele, “existem interesses de fundos de investimentos, particularmente na área de private equity (fundos que investem em empresas), para financiar projetos de longo prazo, e poderia existir a possibilidade de financiamento de projetos conjuntos”.

Meirelles explicou que “ainda é preciso discutir a estrutura de financiamento dos projetos que possam ser de interesse dos investidores e ver até que ponto podem ser financiados por bancos comerciais ou de desenvolvimento”.

O presidente do BC informou que a atual discussão se encontra em etapa de elaboração das minutas dos projetos. Para ele, a crise bilateral gerada por barreiras mútuas ao comércio não prejudica a relação a longo prazo entre o Brasil e a Argentina.

“A curto prazo (a crise) pode prejudicar, mas a nossa visão não é pontual de questões comerciais. É uma abordagem de prazo mais longo que podemos fazer independentemente de problemas ou soluções de curto prazo”, afirmou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo