O Brasil está colhendo aproximadamente 44,6 milhões de sacas de café, que é a maior safra do produto na história do país. Esta produção recorde está causando uma depressão nos preços do café no mercado externo. Para tentar equilibrar esta oferta, o excesso de produção será deslocado, ou alongado para ser comercializado na safra de 2003/2004.

Em entrevista ao programa Revista Brasil da Rádio Nacional AM, o assessor especial de assuntos agrícolas do Ministério da Fazenda, José Gerardo Fonteles, falou sobre as novas linhas de crédito criadas pelo Banco Central para estocagem e alavancagem do preço do café.

Segundo Fonteles, haverá uma linha para lançamento de contrato de opções de venda, envolvendo cerca de seis milhões de sacas de café, ou seja, R$ 332 milhões, ?onde o produtor que comprar esta opção receberá o preço pelo qual o governo vende na data de vencimento da linha?. Ele esclareceu que o objetivo destas linhas de crédito é evitar o excesso de oferta que forçaria a depressão dos preços. As informações são da Agência Brasil.

continua após a publicidade

continua após a publicidade