Londres (AE) – O Brasil caiu da 38.ª para a 41.ª posição no ranking e-readiness da consultoria Economist Intelligence Unit (EIU), que avalia o ambiente para negócios on-line de 68 países e o quanto eles estão preparados para oferecer oportunidades de empreendimentos por meio da internet. O Brasil ficou atrás de vários países emergentes, entre eles o Chile (31.º colocado), África do Sul (35.º) e México (39.º). A Argentina ocupa o 42.º lugar.
A Dinamarca é considerada o país mais preparado para negócios on-line, mantendo a primeira colocação obtida no ano passado. Completam a lista dos dez primeiros os Estados Unidos, Suíça, Suécia, Reino Unido, Holanda, Finlândia, Austrália, Canadá e Hong Kong. O Azerbaijão é o país mais inóspito para iniciativas via internet.
Segundo a EIU, o mundo está mais e-ready – ou e-preparado. Há hoje em todo o planeta mais de 1 bilhão de usuários da internet e 2 bilhões de portadores de telefones celulares. Todos os países incluídos no estudo melhoraram sua pontuação em relação ao ano passado. Além disso, tanto em termos relativos como absolutos, a melhora foi maior entre os países classificados na base do ranking do que naqueles que ocupam o topo. ?Por causa disso, a distância separando o melhor do pior declinou?, disse o diretor editorial da EIU, Daniel Franklin.