Mercado

Bovespa abre em alta, mas volta a cair no final da manhã

Ao contrário da reação negativa registrada na Ásia e na Europa, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu as negociações de hoje (5) em alta após o anúncio de que os Estados Unidos ampliaram a oferta de vagas no mercado de trabalho. Às 10h32, o Ibovespa estava em alta de 1,64% com 53.679 pontos. No fim da manhã, às 11h01, o movimento já havia revertido para uma queda de 1,69% com 51.920 pontos.

Na análise do professor de mercado financeiro da Trevisan Escola de Negócios Alcides Leite, esse movimento é natural depois de períodos de baixa, como forma de um ajuste do mercado. Ele, no entanto, alertou que a instabilidade sobre os rumos da economia mundial continua e deverá se refletir na compra e venda de papéis mundo afora, incluindo as negociações no Brasil.

“Não há uma expectativa tão grande de uma recuperação e essa alta (do início das negociações de hoje) não deve se sustentar nos próximos dias”, prevê.

No acumulado do ano, o Ibovespa acumula recuo de 23,80% e, só neste mês, a queda é 10,22%.

Ontem, houve queda de 5,72%, o mais baixo percentual desde 21 de novembro de 2008, em pleno período da crise financeira internacional.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna