O programa Bom Negócio, da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (Curitiba S.A.) capacitou 613 microempreendedores desde abril de 2005, quando foi criado. As palestras e cursos do programa, que tratam de gestão de negócios, finanças pessoais e empresariais, marketing, vendas e qualidade empresarial, ensinam a gerenciar melhor os pequenos empreendimentos. ?Com o Bom Negócio, a Prefeitura de Curitiba dá oportunidade para que os microempreendedores da cidade cresçam e se solidifiquem no mercado?, diz Juraci Barbosa Sobrinho, presidente da Curitiba S.A., coordenadora do Bom Negócio.
Segundo Juraci, o Bom Negócio faz parte do projeto de desenvolvimento econômico do município. ?Não podemos pensar apenas em atrair novos investimentos. Temos que trabalhar para fortalecer os empreendimentos já existentes e também ajudar na formalização dos informais?, diz ele. Os cursos do Bom Negócio são desenvolvidos durante três semanas, de segunda a sexta-feira. As palestras ficam a cargo de professores do centro universitário Unifae, parceiro do programa.
Entusiasmado, um grupo de ex-participantes chegou a formar a Rede do Bom Negócio – Hauer, que tem a missão de manter os empreendedores atualizados e facilitar o surgimento de novos negócios e parcerias.
Até agora, o programa Bom Negócio envolveu 18 comunidades de Santa Felicidade, Boa Vista, Boqueirão, Alto Boqueirão, Cajuru, Capão Raso, Hauer, Pinheirinho, Sítio Cercado, Tatuquara, Uberaba e Umbará. Atualmente, o programa está sendo desenvolvido nos bairros Novo Mundo, Guaíra, Fazendinha e Fanny.
Ainda neste mês, o Bom Negócio chegará à Cidade Industrial de Curitiba, ao São Braz, a Santa Felicidade, ao Butiatuvinha e ao Campo Comprido. Até o final deste ano, mais 35 bairros da cidade receberão o programa.
Como participar
O programa Bom Negócio oferece 50 vagas por bairro. Para participar, o interessado deve se inscrever pelo e-mail bomnegocio@curitibasa.com.br ou pelos telefones (41) 3250-7717 e 156.
Para se inscrever, o empreendedor deve doar um quilo de alimento não-perecível, que no fim do curso é entregue a pessoas carentes e instituições assistenciais. São os próprios participantes que decidem a quem será feita a doação. Desde abril de 2005, quando o Bom Negócio foi implantado, a Curitiba S.A. arrecadou e doou mais de duas toneladas de alimentos.