Bolsas de Nova York têm leve alta com expectativa sobre juros

O mercado norte-americano de ações fechou com os índices Dow Jones e Nasdaq em alta modesta e o S&P-500 em leve baixa. O Dow e o Nasdaq subiram pelo segundo pregão consecutivo, depois de seis dias de baixas. Os principais índices caíram pela manhã, mas recuperaram terreno no começo da tarde, em reação à notícia de que o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), Ben Bernanke, vai se reunir amanhã com o presidente do Comitê de Bancos do Senado, Christopher Dodd, para discutir a volatilidade no mercado de crédito. "Isso pode ter dado um impulso psicológico para o mercado, porque sugere uma discussão sobre a situação das taxas de juro, mantendo essa questão na ordem do dia", comentou David Kotok, da Cumberland Advisors.

Entre os destaques do pregão estavam as ações da rede de lojas de móveis e decoração Lowe’s, que subiram 6,07% em reação ao informe de resultados da empresa. As da ferrovia Union Pacific avançaram 5,48%, depois de o UBS dizer que ela é a empresa do setor com menos vulnerabilidade à crise do mercado de crédito. Algumas ações sensíveis ao desempenho da economia tiveram bom desempenho, depois da divulgação do índice dos indicadores antecedentes dos EUA, que subiu 0,4% em julho, em linha com a previsão de analistas (Alcoa avançou 3,09% e Caterpillar registrou ganho de 1,94%).

As ações da mineradora de ouro e cobre Freeport McMoran subiram 3,98%, em reação à alta dos preços dos metais. No setor de crédito hipotecário, as ações da Thornburg Mortgage caíram 10 24%, depois de a empresa anunciar que vendeu 35% de seus ativos. As da Countrywide Financial perderam 7,56%, depois de a Keefe, Bruyette & Woods alertar os investidores de que os riscos diante da empresa persistem, apesar das medidas que ela já anunciou para tentar manter suas operações. Entre as agências de classificação de risco, as ações da Moody’s caíram 8,18% e as da McGraw-Hill, que controla a Standard & Poor’s, perderam 2,87%, refletindo a incerteza dos investidores quanto à perspectiva dessas empresas diante da crise.

Fechamento

O índice Dow Jones fechou em alta de 0,32%, em 13.121,35 pontos. O Nasdaq fechou em alta de 0,14%, em 2.508,59 pontos. O Standard & Poor’s-500 recuou 0,03%, para 1.445,55 pontos. O Nyse Composite subiu 0,12%, para 9.326,21 pontos. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo