Bolsas de Nova York avançam, na véspera de feriado

As bolsas norte-americanas operam no terreno positivo, na esteira dos ganhos de ontem, em uma sessão encurtada de véspera do feriado de 4 de julho amanhã nos EUA (Dia da Independência). Os investidores esperam os relatórios de vendas das montadoras referentes ao mês de junho e os mercados já digeriram os dados de encomendas à indústria e vendas de imóveis. Às 11h52 (de Brasília), o Dow Jones subia 0,30%, o Nasdaq ganhava 0,28% e o S&P 500 avançava 0,35%.

As montadoras irão divulgar os resultados de suas vendas do mês passado durante o dia. Analistas esperam que as vendas ajustadas anualmente se aproximem de 16,8 milhões de carros e caminhões, acima dos 16,2 milhões do ano passado, mas a General Motors e a Ford podem divulgar recuo nas vendas. O analista do Credit Suisse, Chris Ceraso, prevê retração de 7% a 9% nas vendas da Ford e de 13% nas vendas da GM. Já a Chrysler deve reportar aumento de 7% nas vendas. As ações da GM recuaram 0,9%. Já os papéis da Ford perderam 3,3%, influenciados também pelo anúncio da montadora de que irá arcar com despesas de US$ 1,47 bilhão relacionadas a uma oferta de ações preferenciais conversíveis.

A Associação Nacional dos Corretores de Imóveis dos EUA (NAR) informou que as vendas de imóveis pendentes caíram 3,5% em maio ante abril para 97,7. Economistas previam que o índice subisse para 102. As vendas despencaram 13,3% em maio ante maio de 2006, quando o índice estava em 112,7. Foi a terceira queda consecutiva do índice, que recuou 3,2% em abril para 101,2.

Já as encomendas à indústria caíram 0,5% em maio nos EUA, seguindo-se a uma elevação de 0,5% em abril, informou o Departamento do Comércio dos EUA. A previsão dos economistas era de queda de 1,2% das encomendas. O dado de abril foi revisado em alta, de aumento de 0,3% informado anteriormente.

Entre outras ações em destaque, os ADRs da SAP perderam 1,8% depois que a empresa afirmou que sua unidade TomorrowNow fez downloads inapropriados do website de sua concorrente Oracle. A divisão da SAP oferece suporte para aplicativos de softwares empresarias. A SAP informou também que o Departamento de Justiça norte-americano está investigando o caso. A companhia já enfrenta um processo movido pela Oracle relacionado a direitos autorais.

Os papéis da Kraft Foods recuaram 2,3%, depois de confirmar que lançou uma oferta de 5,3 bilhões de euros (US$ 7,2 bilhões) pela compra de sua unidade de biscoitos. Analistas avaliaram a oferta como atraente, e as ações da Danone ganharam 1,1%.

As ações da blue chip Caterpillar, por sua vez, cederam 2,6%, com o rebaixamento de sua recomendação pelo UBS para reduzir, de neutra. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo