As bolsas norte-americanas abriram em alta com a ajuda dos resultados positivos da Nokia e Starbucks, após a volatilidade dos mercados de quarta, ainda afetados pelos problemas no mercado de crédito. A agenda macroeconômica é fraca, mas o dado de pedidos de auxílio-desemprego agradou, e o mercado espera agora o indicador de encomendas à indústria, às 11 horas (de Brasília). Às 10h33 (de Brasília), o índice Dow Jones subia 0 08%, o Nasdaq tinha ganho de 0,11% e o S&P 500 operava com +0,11%.

continua após a publicidade

No cenário macroeconômico, o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos informou que o número de pedidos de auxílio-desemprego feitos na semana que terminou em 28 de julho subiu 4 mil, para o nível sazonalmente ajustado de 307 mil, aumento inferior ao estimado (previsão era de aumento de 9 mil pedidos para 310 mil).

As ações da Nokia subiram cerca de 7% antes da abertura depois de informar lucros e margens maiores do que o esperado. A participação de mercado da empresa cresceu 38% no segundo trimestre, estimulada pelas dificuldades enfrentadas pela concorrente Motorola. A maior fabricante de telefones celulares do mundo informou que seu lucro mais que dobrou, a partir da fusão de suas operações de rede com a Siemens. As vendas da empresa foram as mais elevadas em cinco trimestres.

Já as ações da Starbucks avançaram 1,2%, em reação ao anúncio de crescimento de 9% no lucro e de 20% nas vendas, em linha com as estimativas.

continua após a publicidade