Encerrando o ciclo de cinco pregões em alta, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) terminou os trabalhos desta sexta-feira (06) com queda de 1,74%. No total, a casa efetuou 55.394 negócios.
No entanto, o resultado negativo não comprometeu a parcial mensal, que acumula valorização de 1,91%. Com relação às parciais do ano, o mesmo não pode ser dito, já que, até agora, 2012 tem baixa de 2,4%.
Entre os fatores que influenciaram os trabalhos ruins estão o elevado custo de vida na Europa e o índice de emprego nos EUA, que veio abaixo das expectativas.
Dólar
Com alta de 0,11% nesta sexta-feira, a moeda norte-americana encerrou o dia cotada a R$ 2,0265, o que revela a valorização de 0,83% na semana. Embora o resultado não seja tão alarmante quanto o ocorrido recentemente, os mercados interno e estrangeiro observam com cuidado a movimentação do câmbio no Brasil.
Em estimativa divulgada nos últimos dias, o governo brasileiro espera fechar o ano com o dólar a R$ 1,95. Entretanto, para atingir esse patamar, será preciso a manutenção da moeda.