Bolsa de produtos para reciclagem

A Bolsa de Reciclagem do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, gerida pelo Centro de Tecnologia em Saneamento e Meio Ambiente (Cetsam), do Senai, já é utilizada por 2.500 indústrias de 30 setores diferentes. Elas utilizam o serviço para negociar a compra de matéria-prima e a destinação de resíduos. O produto mais negociado é o plástico, seguido de equipamentos em geral, mobiliário e metais. Do total de usuários, apenas 10% revelaram os valores movimentados, que somente até novembro de 2005 já chegavam a R$ 820.500,00.

Criada em 2001, a bolsa funciona com uma página na internet onde indústrias compram e vendem resíduos recicláveis. ??A Bolsa de Reciclagem permite que resíduos que seriam jogados no meio ambiente sejam reaproveitados para outros fins, minimizando os impactos ambientais e aumentando o uso de matérias-primas??, explica o coordenador da Área de Assessoria Técnica e Tecnológica do Cetsam, Adilson Luiz de Paula Souza.

A Bolsa de Reciclagem foi escolhida este ano pelo Prêmio Expressão de Ecologia como melhor case na categoria entidade de classe. O prêmio é concedido há 13 edições pela Editora Expressão, de Florianópolis, para empresas da região Sul de diversas categorias que se destacam na área de meio ambiente.

Para o Sistema Fiep, o bom resultado é uma forma de fomentar a responsabilidade ambiental na indústria, uma área ainda recente, mas que já deu grandes passos. Um exemplo são as empresas certificadas pela norma ISO 14.000, que só podem comprar e vender de empresas que possuam licença ambiental.

O crescimento do volume de resíduos anunciados na Bolsa de Reciclagem demonstra que progressivamente canais do mercado da valorização de resíduos tornam-se mais atuantes e em maior número. ?A assiduidade e o retorno do cliente ao serviço da Bolsa de Reciclagem demonstra que a expectativa vem sendo atendida pela maioria dos empresários?, afirma Souza. ?Os resultados obtidos através da Bolsa de Reciclagem atingem âmbitos sociais, econômicos, ambientais e científicos, podendo promover melhorias ambientais em regiões de densidade industrial e escassez de serviços de destinação de resíduos?, destaca.

O site da Bolsa de Reciclagem é o www.bolsafiep.com.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo