O presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Haruhiko Kuroda, disse hoje que a próxima reunião do BC japonês não vai decepcionar os mercados, em resposta à especulação de que a instituição poderia desacelerar sua política de estímulos.

continua após a publicidade

Na reunião da semana passada, o BoJ adotou medidas de estímulo adicionais consideradas surpreendentemente modestas, mas ressaltou que faria uma “análise abrangente” dos efeitos de sua política monetária no encontro do próximo mês.

continua após a publicidade

A atitude do BoJ gerou rumores de que o BC japonês poderia ser mais contido no relaxamento monetário para tornar sua política mais sustentável. No entanto, Kuroda, que mais cedo se reuniu com o ministro de Finanças japonês, Taro Aso, descartou essa visão.

continua após a publicidade

“Não há mudança na postura de nossa política de reduzir toda a curva da taxa de juros” para estimular o crescimento e gerar inflação, disse Kuroda a repórteres.

Kuroda também reiterou que o BoJ fará uma reavaliação numa tentativa de identificar o que precisa ser feito para o Japão cumprir sua meta de inflação, estabelecida em 2%. Fonte: Dow Jones Newswires.