O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) decidiu manter sua política monetária inalterada nesta terça-feira, mas elevou sua avaliação da economia pela primeira vez desde maio de 2015, encerrando um ano turbulento com tom positivo.

continua após a publicidade

Após concluir reunião iniciada ontem, o BoJ anunciou que manterá sua taxa para certos depósitos bancários em -0,1% e a meta para o juro do bônus do governo japonês (JGB) de 10 anos em torno de zero. O BC japonês também informou que continuará comprando JGBs no ritmo de 80 trilhões de ienes por ano.

continua após a publicidade

Por outro lado, o BoJ avaliou que a terceira maior economia do mundo “manteve sua tendência de recuperação moderada”. Anteriormente, a instituição vinha apontando lentidão nas exportações e produção.

continua após a publicidade

Dirigentes do BoJ tornaram-se mais otimistas em relação à economia do Japão desde que a inesperada vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos EUA, no mês passado, ajudou a enfraquecer o iene e a melhorar a confiança de empresas e investidores. A repentina mudança das circunstâncias chegou até mesmo a gerar rumores de que o BoJ precisaria começar a elevar juros.

A próxima reunião de política monetária do BoJ está marcada para 30 e 31 de janeiro. Fonte: Dow Jones Newswires.