O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) anunciou nesta quinta-feira uma oferta para comprar um volume ilimitado de bônus do governo japonês (JGBs), tomando a iniciativa pela primeira vez desde que introduziu uma nova estrutura de política monetária e sugerindo que está preocupado com a recente tendência de alta dos juros desses papéis.

continua após a publicidade

O anúncio, que pegou os investidores de surpresa, mostra que o BC japonês está disposto a agir para conter o avanço dos rendimentos dos JGBs.

continua após a publicidade

“Eu achava que havia ainda muito espaço” antes de o BoJ agir”, comentou Masahiro Ichikawa, estrategista sênior do Sumitomo Mitsui Asset Management.

continua após a publicidade

A decisão do BoJ veio após um forte avanço nos rendimentos dos bônus globais, em meio a expectativas de que a futura presidência de Donald Trump nos EUA impulsionará a inflação e o crescimento. Os juros dos JGBs também vinham subindo, mas não de forma tão acentuada. Ontem, o retorno do JGB de 10 anos atingiu o maior nível desde março.

Após o anúncio do BoJ, os juros dos JGBs de 2, 5 e 10 anos reagiram em forte baixa. O rendimento do papel de 10 anos recuou a 0,005%, após chegar a atingir 0,025% mais cedo durante os negócios.

O BoJ se propôs a comprar quantidades ilimitadas de JGBs com vencimentos de 1 a 5 anos, a preços fixos. Foi a primeira vez que o BC japonês lançou uma oferta desde que adotou uma estratégia para controlar a curva dos juros dos JGBs, em setembro. Fonte: Dow Jones Newswires.