As vendas do varejo em todo o Brasil recuaram 0,5% em fevereiro na comparação com janeiro, de acordo com o Indicador Movimento do Comércio calculado pela Boa Vista SCPC. Fevereiro é um mês menor que janeiro e neste ano foi ainda mais encurtado por ter abrigado o carnaval, mas a queda das vendas no período comparativamente a janeiro já está livre dos efeitos sazonais.

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Já na comparação com fevereiro de 2017, o indicador relata uma alta de 5,2% nas vendas do comércio no País. Também no acumulado dos 12 meses encerrados em fevereiro foi verificado aumento nas vendas, de 3,4%, sobre igual período terminado em fevereiro do ano passado.

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Os técnicos da Boa Vista SCPC chamam a atenção para o fato de o comércio estar crescendo, em bases mais longas, desde o final de 2017 depois de um período de dois anos seguidos de retração.

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“Com uma mudança de cenário, que inclui redução de juros, expansão do crédito, melhoria dos níveis de renda, diminuição do desemprego entre outras variáveis, espera-se que esta tendência se mantenha crescente pelos próximos meses, consolidando a recuperação do setor”, afirmam os técnicos da Boa Vista SCPC.

Na análise mensal, dentre os principais setores, o de Móveis e Eletrodomésticos apresentou queda de 2,2% em fevereiro, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses foi de alta de 4,9%. O segmento Tecidos, Vestuários e Calçados cresceu 1,2% no mês, expurgados os efeitos sazonais. Na comparação da série sem ajuste sazonal, nos dados acumulados em 12 meses houve avanço de 2,3%.

A atividade do setor Supermercados, Alimentos e Bebidas aumentou 0,3% no mês na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada subiu 3,1%. Por fim, o segmento de Combustíveis e Lubrificantes cresceu 0,3% em fevereiro considerando dados dessazonalizados, enquanto na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses ainda apresenta queda de 1,9%.